Análises/Teorias.


INTRODUÇÃO ÀS ANÁLISES:

      Nesse espaço eu estarei lhes disponibilizando as análises/teorias as quais eu farei de  animes, jogos, séries e tudo que for de interesse humano para entretenimento. Eu espero que todos aproveitem esse espaço para comentário e disponibilizarem a opinião de vocês, pois, aqui será um espaço de aprimoramento humano. Portanto qualquer comentário sem nexo será deletado com o intuito de prevalecer um pensamento maduro e discursivo; aproveitem.
















Foto de Lee Everett, protagonista do jogo The Walking 
Dead Telltale Game


1) Análise do Jogo: The Walking Dead - Telltalegame

    O Game The Walking Dead: Telltale game foi considerado um dos melhores jogos de 2012 devido a sua mecânica inovadora de Point - Click adventure, que consistia em dar a liberdade do personagem de pegar os objetos ao seu redor para certos objetivos e/ou defender-se dos walkers, mais conhecidos como os zumbis na série.
     O jogo conta a história de Lee Everett, um homem que cometeu um crime que repercutiu a mídia. Ele matou o Senador, pois o mesmo estava dormindo com sua esposa. O transtorno do protagonista o levou a ruína e foi pego em flagrante, porém algo muda em sua vida em um acidente que ocorreu num carro policial. Ele logo acorda e se vê cercado de zumbis, inclusive o policial que era um também. Porém ao chegar numa casa, lá ele encontra uma menininha chamada Clementine Marsh, na qual foi deixada com a babá, pois seus pais tinham viajado para um hotel em Savannah, e que a moça tinha se tornado um zumbi e foi morta por Lee. Desde então, o homem protege a menina de 8 anos a mantendo segura e juntos eles enfrentam os horrores do novo mundo em que viviam.


                              Lee e Clementine

  Durante a história os dois encontram outros sobreviventes e, assim, começaram a sentir as transformações que o mundo sofria. A ideia de ''transformação'' se deve aos walkers estarem matando e contaminando outras pessoas com suas mordidas, sendo assim, nem o governo e nem as potências mais poderosas do mundo conseguem controlar esse mundo apocalíptico que se transformara de uma forma impressionante. Dessa forma, a análise a se conceber sobre esse jogo é pregar a ideia de um novo mundo, no qual as leis e regras fossem criadas pelas pessoas, caso quisessem sobreviver; as pessoas acabaram se tornando mais políticas do que jamais foram antes. Ações praticadas em caso de defesa do próprio grupo contra alguém perigoso ocasionando a morte do mesmo ou escolha de abandono; a justiça e a lei não eram mais relevantes para uma punição, já que a ordem se perdia, o critério de sobrevivência é ser o mais frio e calculista para viver, as pessoas caridosas, sabias e compadecidas são as primeiras a morrerem, pois elas confiam em pessoas que não devem tudo por um ato de boa ação. Então, em algumas situações, há certas escolhas que Clementine e Lee tomam que acabam prejudicando algumas pessoas e beneficiando outras e isso acaba transformando esses dois personagens tanto em personalidade e retratando, objetivamente, a perca da humanidade, o lado puro desse indivíduo.




Lee, Clementine e outros personagens da série, tais


como, Christa, Omid, Kenny, Ben e Chuck.



  O que realmente possibilitou uma história boa para o jogo foi a caracterização dos personagens com o ambiente em que vivem e sua interação com os demais seres integrantes desta estória. Certo de que, também, é possível usufruir de um roteiro divido em cinco episódios que o jogador poderá reescrever segundo as decisões que ele faz. Por exemplo, ás vezes é possível tomar escolhas das quais tu escolhe entre salva um de duas pessoas que estão em perigo e que podem ser mortas. E outra, você pode escolher que seu protagonista faça escolhas que o tornem o que ele quer ser de verdade, sendo um cara muito mal e cruel que pensa em si próprio ou alguém que tem compaixão; em alguns casos; e, a partir do pensamento de algumas pessoas, e possível verem tomarem escolhas boas com aqueles que elas pensam parecer legais e escolhas ruins com aqueles que elas pensam ser ruins, sendo que não são, é uma concepção que existe, principalmente, na vida real e que tomamos inconscientemente ao conhecermos alguém novo.
   Concluo dizendo que, esse jogo, é um dos melhores que eu já joguei na minha vida, devido a filosofia de vida que é transferida por cada personagem relacionada a vivência que cada um possui de preservar seu lado bom e, ao mesmo, transformar esse lado bom em ruim unicamente para ficar vivo. É um jogo que mostra que as escolhas na vida definem quem as pessoas são de verdade, mostra como elas são vistas em um momento crucial presente em suas vivências. Sua jogabilidade associada com horas de diversão e resumindo , relacionada as escolhas as quais tomamos na vida que podem serem tanto maléficas para alguns quanto benéficas para outros.



2) Análise do Filme: A Hora do Pesadelo




        A hora do pesadelo é um filme terror dirigido e criado por Wes Craven em 1984 e tinha como temática mostrar a quebra as barreiras do imaginário com o real, criando, assim, um filme de terror que dispõe de um caráter fantasioso e de pura ficção cientifica.  A história começa com o personagem-vilão Freddy Krueger, um homem que maltratou crianças de vários vizinhos que viviam na Rua Elm, lugar onde se situava os pais delas e que seriam responsáveis pelo processo de transformação do vilão da trama.
        Ao descobrirem as atrocidades que eram feitas aos seus filhos, os pais fecham o celeiro e queimam Freddy Krueger, porém isto não lhe mata completamente, pois ele retorna a Terra como espírito vingativo e quase como um Deus por penetrar no sonho das pessoas as assassinando. É possível visualizar a quebra do paradigma do sonho como um ambiente apenas subjetivo e seguro as nossas mentes e ao nossos espíritos e, ao invés disso, torna-se um lugar onde qualquer pesadelo é um ponto de encontro para Freddy, o assassino.
       Ele é a representação da vingança, buscando nos filhos dos pais, a morte deles e a aquisição de seus espíritos. Quanto mais pessoas o vilão mata, mais almas ele se alimenta, e quando uma alma é pura ele torna-se cada vez mais forte tornando-se quase invencível. 
      A partir de uma análise mais profunda do subconsciente humana é possível enxergar que o medo está presente, principalmente, nos sonhos e que quando não superados torna-se um trauma para a vida toda. O filme é como experimento para testar quais personagens são mais aptos de utilizar da imaginação para escapar dos sonhos e dos medos que lhe proporcionam, assim alcançado a coragem e a superação do desespero.
    Metaforicamente o filme retrata um pouco da questão da vida, se tu não fores forte para superar uma provação, tu podes acabar perdendo a vida ou se desqualificando; o escapismo do imaginário (subjetividade) e ao encontro do realismo da vida (objetividade) estabelece uma relação de busca da própria verdade e o encontro do pensamento crítico e apto a qualquer tipo de situação. A mente e alma são partes do ser humanos subjetivos, qualquer estímulo presente eles podem se rebaixar a um saber do mundo muito limitado. 
    A partir do desenlace do filme é possível visualizar a busca da verdade quando Nancy, personagem principal da série, dorme e encontra-se com Freddy no sonho e quando ela agarra o vilão da história, o seu melhor amigo fora do sonho usa um tranquilizante e puxa ela com o vilão, assim, Freddy é decapitado e morto temporariamente. É visto que o personagem principal superou a barreira do real e do imaginário tornando-se um ser perfeito, vencendo o obstáculo (Freddy). Contudo, Freddy Krueger é imortal, não importa onde ele morra, no sonho ou na vida real, ele sempre voltará a vida, pois enquanto o ser humano viver sempre haverá um novo obstáculo e um desafio a enfrentar, a vida segue seu rumo numa tendência linear e infinita.    





3) Análise do filme: Aterrorizada



     The Ward (O Hospício (título em Portugal) ou Aterrorizada (título no Brasil)) é um filme norte-americano de terror, realizado por John Carpenter, com Amber Heard como protagonista. O filme marca o aguardado regresso ao cinema do lendário John Carpenter, dez anos depois de Ghosts of Mars. Tendo estreado primeiramente no Reino Unido, a 21 de Janeiro de 2011, estreou nos Estados Unidos em Julho, e em Portugal a 8 de Setembro de 2011. O enredo do filme acontece em 1966 e começa com a personagem principal, Kristen (Amber Heard), a ser internada num hospital psiquiátrico, depois de incendiar uma casa. Na mesma ala psiquiátrica estão internadas outras mulheres, Iris (Lyndsy Fonseca), Sarah (Danielle Panabaker), Emily (Mamie Gummer) e Zoey (Laura Leigh), que são tratadas pelo Dr. Stringer (Jared Harris). A certo momento Kristen se ve aterrorizada por uma aparição zombie-fantasmagórica, e tenta descobrir a sua origem.
      A partir da análise desse filme evidencia-se a perspectiva do psicológico humano, na capacidade humana de fantasiar uma falsa realidade, criando no próprio telespectador crença nos acontecimentos ocorridos no filme. Cada uma das moças que são internadas com Kristen, de certa forma, são representações do subconsciente da moça; literalmente é revelado pelo final do filme que Kristen é, na verdade, Alice (Mika Boorem), uma menina doente que foi internada por um suposto trauma que teve ao ser estuprada por um homem. 
      Como eu disse anteriormente, cada personagem representa uma parte própria de si mesma; Zoey representaria o lado humano e infantil da jovem que busca de todas as maneiras sobreviver ao sanatório. Neste caso, Iris seria a representação do lado artístico do personagem principal, mostrado a partir de suas habilidades com desenho, virtualmente mostrando a protagonista como a autora dos desenhos e não a Iris. Por outro lado, Sarah é a representação do lado perverso da protagonista, que busca enfatizar a partir do seu ego e da pouca importância que dá às suas colegas de quarto. Por ultimo temos Emily, que é a idealização do seu lado mórbido e entediado nas relações que a personagem principal tem com o mundo.
         Portanto, o filme gira em torno do subconsciente de Alice e como está formatado para construir uma realidade totalmente alternativa, divergindo as relações do imaginário do que é real. O próprio Dr. Stringer assume o papel de vilão no universo imaginário da personagem, em conflito com a realidade, que expõe o verdadeiro lado do doutor; é interessante, pois induz ao próprio telespectador assistir ao filme e refletir sobre as situações ocorridas no filme e acabar-se questionando sobre elas, se realmente a protagonista era louca ou sã. O filme nos ensinar a divergir a realidade da fantasia, mostrando uma determinada situação e realidade das pessoas que são internadas em sanatórios; o ambiente da trama é fixo e consegue fazer com que o telespectador fixe inúmeras ideias e pensares a respeito dos acontecimentos do filme sendo reais ou apenas fruto de uma imaginação de uma criança inocente.  

4) Análise da Saga Star Wars:


          Star Wars (Guerra nas Estrelas no Brasil e Guerra das Estrelas em Portugal) é o título de uma franquia de space opera épica estadunidense criada pelo cineasta George Lucas. A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular. Star Wars foi responsável pelo inicio da "era dos blockbusters": Super produções do cinema que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, roupas e etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Atraca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e o Imperador.
        Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reações à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reações mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prêmios no Óscar.
        A história de Star Wars se passa em uma galáxia fictícia, habitada por várias criaturas orgânicas e dróides robóticos. O governo está nas mãos da República Galáctica, que depois se torna Império Galáctico. Neste cenário, existe a ‘‘Força’, uma energia onipresente. Quem consegue controla-la, obtém poderes sobrenaturais como telecinese, premonição e controle mental. Os ‘Jedi’ usam a ‘Força’ para o bem, enquanto os ‘Sith’ usam a força para o mal. A história, em ordem cronológica conta a trajetória da transformação do jovem Anakin em Darth Vader; depois há a trajetória de Luke Skywalker contra o Império Galáctico. 
          A primeira coisa a se analisar são os Jedis, defensores da galaxia, que lutam contra as forças malignas do universo e juntam-se para estabelecer a paz da mesma. O interessante é que o poder deles é estabelecido a partir dos Midchlorians, pequenos organismos presente no corpo do lutador que faz com que ele seja capaz de utilizar a força, conhecida como a fonte primária do poder de um Jedi. Com esta forma orgânica presente em seus corpos, os Jedis são capazes de usar telepatia e telecinese; a arma reconhecida e utilizada pelo Jedi é o Sabre de Luz, que é a representação do lado da luz, os guardiões da justiça.
Anakin Skywalker, quando criança, foi um escravo e grande ferreiro de naves em Tatooine e foi escolhido por Qui Gon para se tornar um Jedi, devido ao grande potencial que o menino carregava consigo Além de Anakin, Qui Gon tinha um discipulo chamado Obi Wan Quenobi, um jovem e talentoso Jedi que trilhava o caminho da justiça e da coragem. Percebe-se logo a questão do destino, o pequeno escravo Anakin estaria trilhado por um caminho de luz e justiça e usaria sua força para unir o universo e vencer as forças do mal. Após a morte de Qui Gon para um dos capangas de Dooku, Darth Maul , Obin Wan Kenobi, um grande Jedi, ficou responsável pelo treinamento do menino como um Jedi. O mestre Yoda recusou-se a treiná-lo, pois a criança podia carregar um destino maligno que o levaria ao lado sombrio da força.
Passaram-se dez anos após um longo treinamento e Anakin Skywalker carregava consigo um grande poder Jedi que seria capaz de mudar o universo e trilhar a paz, mas cada dia ele sentia-se sedento por este poder e queria utilizá-lo para seus interesses. Ai tem um ponto interessante na transformação do personagem principal, seu desenvolvimento em relação ao seu comportamento, seu modo de ver o mundo ao seu redor de uma maneira rebelde, sua sede por poder que logo o levaria para o lado sombrio da força. Logo sua vida muda completamente quando conhece a Princesa Midala e se apaixona por ela, sua vida e seus sonhos giram em torno desse amor e ela, agora como senadora, seria responsável por presenciar não só sua vida em risco como também a da própria Republica, responsável pela ordem no universo. Algum tempo depois, Anakin descobre que sua mãe, escrava, foi levada a um planeta distante onde era torturada e obrigada a trabalhar; quando descobriu que ela estava morta ele matou crianças e pessoas inocentes no planeta, além dos próprios assassinos; quando contou toda a verdade a Midala ficou em choque porém o aceitou, apesar de uma atitude totalmente errada e anti-ética que envolve o assassinato de pessoas inocentes. Além disso, suas ações mudaram seu lado de ver o mundo, a partir de uma perspectiva egocêntrica relacionado ao seu ''eu'' , o uso do poder com o propósito de alcançar seus interesses mais profundos de seu subconsciente.
Após Anakin e Midala em um trecho do Episódio II escaparem do tão poderoso Dooku, aliado do futuro imperador Palpatine, carregava consigo o poder sombrio da força, o poder de um Jedi usado unicamente para o mal, os interesses de uma elite opressora. No episódio III há um pouco da descrição das ações de um autêntico Jedi, ele não luta unicamente com o intuito de matar, fará se for preciso, mas naturalmente eles não matam; como disse o Mestre Yoda - a tristeza leva a raiva, assim como a raiva leva a dor, assim como a dor leva ao sofrimento e finalmente ao ódio -, sim; Anakin Skywalker presenciou a tristeza e logo ao matar Dooku com seu sabre de luz aproximou-se ao ápice de alcançar o lado sombrio da força e mais perto alcançar seus interesses em prol do universo, claro de uma forma inteiramente ambiciosa e com o advento de uma futura ditadura. O personagem principal se entrega inteiramente ao lado sombrio da força quando sua mente é automaticamente presa na ideia de que a Ordem dos Jedis é falsa e que deseja apenas buscar nas batalhas uma forma de apaziguar o universo, mas a partir das guerras. Ele via que não só a Republica estava adepta ao seu lado corrupto, mas também a própria Ordem dos Jedis que pertencia a elite também; portanto, ele matou um Jedi que estava quase assassinando Palpatine e se alia a ele, logo após foi assassinar um conjunto de crianças aprendizes que pertenciam a Ordem dos Jedis. Alguns dias atrás, Anakin sonhou com a morte de sua amante, Midala, mas na verdade, no futuro, ele que ocasionaria a morte da esposa, após ter estrangulado ela com o poder da força. Chega então, a luta de mestre e discípulo Anakin contra Obin Wan Quenobi. Logo Obin Wan decapita as pernas e em sua melancolia dizia que Anakin era como um irmão para ele; Anakin passa a odiar Obin Wan pelo ato. No final da trilogia é possível evidenciar toda a transformação do personagem do ato do herói para o vilão, com um desenlace surpreendente, a transformação do Anakin Skywalker em Darth Vader, usando uma armadura mecanizada e sendo treinado por Palpatine que logo derruba a Republica e instaura o Império usando os soldados conhecidos como clones como as tropas que integram esta nova democracia.
Após as grandes batalhas Midala consegue dar a luz as duas crianças gêmeas Luke Skywalker e a Princesa Leia, logo morre por causa do dano causado pelo seu ex-marido. Luke estava vivendo na mesma terra natal de seu pai e logo é convencido pelo bom e velho Obin Wan para se tornar Jedi. Diferente de seu pai, Luke representaria o lado da redenção, um possível ato de salvação para o personagem principal da trilogia passada que logo se corrompeu. No inicio da jornada ele conhece um aventureiro e contrabandista chamado Han Solo, mais visto como o braço direito de Luke, ajuda-o nas aventuras e os perigos que lhe aguardam; não podemos esquecer de R2-D2, apesar de ser um robô, de uma forma metaforica, é uma representação do lado humano de um Engenheiro Mecânico, muito hábil no conserto e o possível furto de portas para garantir seu sucesso. O outro robô, C3-P-O é um robô capaz de identificar 6 milhões de dialetos e foi construído por Anakin; ele pode ser visto metaforicamente a partir do olhar do Tradutor e Linguísta de nosso mundo atual que compreende e traduz toda forma de comunicação a sua volta. Todos recebem uma mensagem que era da Princesa Leia, vão ao encontro dela e a salvam e assim descobre-se muitos outros segredos. A Princesa Leia era integrante da grande revolução contra o Império de Palpatine e o maligno Darth Vader. Alguns instantes mais tarde, Obin Wan reencontra seu discípulo Anakin e luta contra ele, logo o mestre do corrompido herói cai derrotado e morto. A partir dai percebemos a grande transformação de herói para antagonista, que unicamente anseia por desejos de transformação do universo, utilizando-se do mal para praticar um utópico bem, escravizando toda a galaxia e assim acabando com as guerras. A morte de Obin Wan não foi por acaso, ele tinha encontrado um amigo no passado que lhe ensinaria a praticar um estado-pós morte e logo que morreu Obin Wan pode estar conectado mentalmente e espiritualmente como o único Jedi sobrevivente e possível salvador contra a força maligna, Luke Skywalker. O protagonista com o apoio de seu antigo mestre consegue destruir uma arma de destruição conhecida como Estrela da Morte e juntos todos voltam para a casa são e salvos.
Luke Skywalker completou seu treinamento e tornou-se um Jedi, recebeu um treinamento absoluto do Mestre Yoda, que já estava muito doente pelos longos anos de vida. Yoda incentivou o herói dizendo que a força estava presente ao nosso redor, na natureza, nos elementos, na vida - esta seria a representação do '' ciclo da vida '' a vida em constante transformação e equilíbrio; um idealismo totalmente filosófico, que fazia o telespectador ao assistir o filme sentir-se encantado pelos ensinamentos do novo mestre de Luke. Depois de muitas lutas e várias aventuras, Luke Skywalker consegue entrar num templo e encontra seu pai, Darth Vader, eles lutam, mas Darth decapita o braço de seu próprio revelando toda a verdade a seguir. Luke achava que seu pai tinha sido morto por Darth Vader, mas o que ele não imaginava era que seu pai estava bem na sua frente, num primeiro momento foi um choque. O ultimo filme da trilogia de Luke tenta resgatar o seu pai nesse processo de redenção; além de ocorrer a salvação do seu melhor amigo Han Solo após ter sido petrificado; o confronto final contra um grande grupo de soldados Clones liderados pelo Imperador Palpatine e a reconstrução de outra Estrela da Morte. Após contarem com aliados inesperados os rebeldes conseguem pouco a pouco vencerem o Império e logo Luke Skywalker encontraria Darth Vader para um confronto final. O herói disse que não queria ferir o seu pai e nunca se aliar ao lado sombrio da força, o aproximando da plena justiça, e utilizando-se deste bem para salvar o pai trazendo-o para a luz. Enfim, Luke Skywalker, fere seu pai decapitando o braço mecânico não o ferindo muito, porém não o mata e atira seu sabre de luz para longe, ele não queria lutar. Palpatine, portanto, utiliza-se dos seus poderes para eletrocutar Luke mas Darth Vader se opõe no caminho e atira o seu antigo mestre no abismo salvando seu filho. De alguma forma, os sentimentos de Luke pelo seu pai Alcançam o ápice da humanidade do antigo Anakin Skywalker que em seu ultimo suspiro o pai morre feliz retornando ao lado da luz da grande força Jedi. Anakin tinha sonhado ser o escolhido e que no futuro estaria destinado a cumprir o seu destino derrotando o Lord Sith Palpatine e ele o consegue, utilizando-se do próprio mal para destruir o mal. Luke, em oposição a seu pai, estava sempre praticando o bem para fazer o bem, tinha um grande mérito de honra pela democracia, enquanto seu pai via a democracia como uma forma de opressão e alto controle dos alienados criando uma ditadura que parecia ser a única salvação do universo ao seu excesso de confiança e inteligencia.
Conclui-se que Star Wars utiliza-se dessas metáforas para estabelecer todas as relações com nosso mundo atual, contextualizando em variadas épocas de nosso cotidiano. Por exemplo, a temática universo não foi utilizada por acaso, Sócrates dizia que o universo é o berço das relações sociais, hierárquicas, intelectuais, também voltadas para a moral e a ética. Assim fica bem claro que, os planetas sejam a representação dos países do mundo, sendo povos ou tribos, até mesmo uma população totalmente colonizada. O universo é a representação metafórica do nosso planeta Terra, onde abriga todas as nações e seus mais variados dialétos; Star Wars utilizou-se de dialetos de povos do nosso mundo e os misturou para formar uma língua para um conjunto de habitantes que vivem nos variados planetas da ficção. Por ser rico culturalmente, divertido e engraçado, Star Wars é uma série que pode ser visto por todos os públicos, pois traz consigo inúmeros ensinamentos morais e éticos de nosso mundo, além de trazer saberes relacionados ao funcionamento de uma determinada política no mundo; o filme pode ser visto aleatoriamente a partir de qualquer episódio, eles possuem uma ligação, mas nada que prejudique o entendimento do telespectador.



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